domingo, 20 de janeiro de 2008

MAGNETISMO

Outro importante texto que aqui reproduzo. Este tema também é fascinante, me lembra muito do conceito de SINCRONICIDADE de Jung...


ENERGIAS SUTIS

O Poder do Magnetismo

O universo coloca à nossa disposição forças magnéticas inesgotáveis, que não são apenas físicas, mas também espirituais e emocionais, por exemplo. Cabe a nós, porém, aprender a captá-las e usá-las de forma correta.

Por Carlos Cardoso Aveline


Foi na província de Magnésia, na Grécia clássica, que se começou a falar de fenômenos magnéticos – e desde então não se parou mais. Ali, 600 anos antes da era cristã, as pessoas perceberam que certas pedras tinham a misteriosa propriedade de atrair metais. Batizadas de magnetitas, as pedras magnéticas transformaram-se em atração em todo o mundo antigo. Certos sábios consideravam que elas tinham poderes curativos e efeitos milagrosos.
É claro que, desde então, o conceito de magnetismo mudou radicalmente. Já não se trata apenas de um efeito de atração limitado, produzido por pedras feitas de óxidos de ferro e que constituem ímãs naturais. Sabe-se hoje que o magnetismo é um fenômeno literalmente onipresente: está atuante no espaço diminuto de cada átomo do universo, mas rege ao mesmo tempo o funcionamento de vastas galáxias. No mundo especificamente humano, há um magnetismo sutil que influencia as emoções e os pensamentos, e tem relação direta até com as nossas motivações mais secretas.
Sem dúvida, é magnética a força dos elétrons que giram em torno do núcleo de cada átomo. Além disso, toda luz é uma onda eletromagnética, e isso significa que, se não houvesse magnetismo, os sóis e estrelas da nossa galáxia se apagariam. A própria Terra é um grande circuito magnético e faz parte de conexões magnéticas ainda maiores. Em nosso planeta, animais como as pombas, as lagostas e as tartarugas marinhas têm a habilidade de entrar em contato com o campo magnético terrestre e de orientar-se por esse meio em suas longas viagens. Helena Blavatsky escreveu no século 19:
“A Terra é um corpo magnético. De fato, muitos cientistas constataram que ela é um enorme ímã, como Paracelso afirmou há cerca de 300 anos. A Terra está carregada com uma espécie de eletricidade – chamemo-la positiva – que ela produz continuamente por uma ação espontânea em seu interior ou centro de movimento. Os corpos humanos, assim como todas as outras formas de matéria, estão carregados com a forma oposta de eletricidade – negativa.”(1)
Naturalmente, nem todo magnetismo é físico. A realidade tem muitos níveis diferentes de sutileza e densidade, e há tipos de magnetismo para cada um deles. Há um magnetismo vital, por exemplo, e quando ele está concentrado temos boa saúde, mas quando o desperdiçamos ficamos vulneráveis.
Há um magnetismo emocional, e por isso certas pessoas exercem atração tão poderosa sobre outras. Há um magnetismo mental, e nesse plano as pessoas são inspiradas por idéias, ou lançam pensamentos cujo poder magnético atrai milhões.
O magnetismo próprio do plano espiritual, por sua vez, é o mais sutil e também o mais durável. Os grandes líderes religiosos e filosóficos têm sido capazes de imantar e magnetizar corações e mentes durante milênios, armados apenas com a energia mágica do seu ensinamento.
O processo do magnetismo está ligado a um certo alinhamento das energias sutis. A ciência convencional ensina que as substâncias ferromagnéticas, isto é, sensíveis à ação de um ímã, têm diferentes grupos de átomos, chamados domínios. Dentro de cada domínio, os pólos dos átomos apontam para o mesmo lado, mas, normalmente, os diferentes domínios apontam para diferentes lados. Desse modo, suas forças magnéticas anulam umas às outras, e o objeto de ferro ou níquel que eles compõem não tem poder magnético. Porém, quando o objeto é colocado em contato com um ímã, os diferentes domínios ou grupos de átomos passam a apontar todos para a mesma direção – e, graças a esse alinhamento, o objeto todo adquire propriedades magnéticas. O sistema vital e emocional de uma pessoa funciona de modo semelhante.
O cidadão que não tem uma vontade forte alimenta desejos que apontam para lados e objetivos diferentes e contraditórios entre si. Assim, seus desejos anulam uns aos outros. O resultado disso é uma pessoa sem rumo certo, cuja dispersão magnética provoca uma perda de energia vital. Mas o cidadão magnético tem seus diferentes domínios – que reúnem os átomos físicos, emocionais e mentais, para manter a nossa imagem simbólica – apontando na mesma direção. Por isso ele tem o poder de atrair para si, com força proporcional, certos fatos e situações.
O cosmo coloca à disposição de todos uma energia inesgotável, mas nem sempre sabemos captá-la. O caminho magnético correto consiste em desejar coisas coerentes e adequadas, aceitando com humildade as dificuldades e os desafios. Conforme nossa atitude diante da vida, nosso poder magnético aumentará ou se reduzirá. Quando respiramos ar puro e mantemos contato com a luz do Sol, por exemplo, aumentamos nosso magnetismo vital. A respiração curta e apressada é antimagnética, mas a respiração profunda aumenta a força pessoal. Exercícios diários de respiração, feitos ao ar livre, recarregam o organismo com prana, a força vital do cosmo. Caminhar pela natureza sem preocupações expande a vitalidade. Os exercícios físicos moderados oxigenam o corpo todo e são magnetizantes. As pessoas naturalmente magnéticas alimentam-se corretamente, nunca comem em excesso, trabalham com gosto e dedicação e agem com calma.
O magnetismo emocional aumenta quando as pessoas mantêm sentimentos elevados, evitam discórdia e praticam o desapego. A boa vontade com todos é uma prática eficaz. Se alguém manifesta inveja e procura desprezar o seu trabalho, a pessoa magnética deixa clara a sua independência em relação a esses jogos mentais, mas não produz rancor dentro de si. Quando conhecemos nosso valor, sabemos inspirar respeito sem necessidade de agredir, e reconhecemos o que há de bom nos outros. Viva e deixe viver – eis um lema que faz bem à saúde magnética de todo ser humano.
No plano mental, as pessoas magnéticas concentram-se serena e profundamente no que é importante para que alcancem suas metas. Elas têm a capacidade de olhar para cada aspecto da vida de diferentes pontos de vista. É saudável escolher temas filosóficos como objeto de estudo e leitura. Naturalmente, uma pessoa magnética evita discussões mesquinhas porque sabe que idéias e opiniões fixas são fontes de perda energética. Sua mente está naturalmente colocada a serviço do bem através de ações construtivas. Ela tem um pensamento ágil, capaz de revisar constantemente suas premissas. "

BREVE COMENTÁRIO: Bi-polaridade, magnetismo, que coisas FANTÁSTICAS. Não teríamos domesticado a eletricidade nem revolucionado as comunicações sem o conhecimento profundo do MAGNETISMO.

Obrigado, Meu Deus, por nos permitir usufruir dessas maravilhas da Ciência...

Nenhum comentário: